do Coletivo Vulgar

casa-10

SÃO PAULO – A cidade está em constante mutação, qualquer pessoa tem uma lembrança daquele casarão que virou prédio, da rua em que todo mundo brincava quando criança ou daquele bairro logo ali que antigamente era “só mato”. Se em todo lugar esse processo é inevitável, em São Paulo ele parece avassalador. A cidade que passou pelas fases da taipa, do tijolo e do concreto não gosta muito do antigo e sempre acaba destruindo muitas de suas preciosidades.

 Ainda não sabemos se a culpa maior é da especulação imobiliária ou da nossa falta de comprometimento com o passado, mas a verdade é que construções históricas e paisagens incríveis somem do nada, muitas vezes na calada da noite. E foi para chamar atenção a este tema que o artista João Galera criou o projeto “Antes que Acabe”,  que segundo o artista trata das “contradições da cidade que quer apagar a sua história”.

 “Cresceu em importância econômica, política, arrogância. Tenta esquecer seu passado, destruindo-o. A casa típica dos bairros da cidade – o sobrado comprido, com janelas para a rua, suas grades, seu chão de cacos vermelhos, a geometria de arcos, janelas, pequenas colunas, o jardim atrás – sendo pouco a pouco substituída por grandes prédios de vidro e concreto. Bairros como Vila Madalena e Pinheiros, onde as casas dominavam o horizonte, vivem um período de intensa especulação imobiliária. As empreiteiras vendem os apartamentos como se os moradores fossem viver em um bairro bucólico de lindas casinhas, que são demolidas por estas. Contradições da cidade que tenta apagar sua história.”

 Os desenhos são feitos em nanquim sobre papel e buscam preservar a memória das casas antigas antes que sejam demolidas pela especulação, pelo menos iconograficamente. As casas retratadas são da região Vila Madalena/Pinheiros, mas poderiam estar na Bela Vista, Mooca, Itaim, Freguesia ou qualquer região dessas que quando vemos fotos antigas e ficamos babando. Para conferir mais sobre  o artista acesse sua página do facebook. Confira as imagens a seguir. Até!

casa-9 casa-1

casa-2

casa-3

casa-4

casa-5

casa-6

casa-7

casa-8

 

****************

A exposição “Antes que Acabe” abre a série “Desenhando a Cidade” realizada pelo Museu da Casa Brasileira.

De acordo com diretor técnico do MCB, a ideia é apresentar ao público diferentes leituras da cidade e mostrar a rica complexidade urbana de São Paulo.

SERVIÇO – ANTES QUE ACABE (Fonte: Folha de SP)

ONDE: Museu da Casa Brasileira – Av. Brig. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
QUANDO: 4 de junho a 31 de julho (abertura: 11h)
HORÁRIOS: 10h às 18h (ter. a. dom.)
QUANTO: R$ 7 (Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos) / fim de semana e feriados grátis
MAIS INFORMAÇÕES: (11) 3032-3727

Pin It on Pinterest

Share This