expoijui-fenadi-2016

 

IJUÍ – Emoção e integração de povos e culturas marcaram, nesta sexta-feira (7), a abertura da edição 2016 da ExpoIjuí-Fenadi, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, em Ijuí, na Região Noroeste Colonial. Para um auditório lotado, o vice-governador José Paulo Cairoli defendeu que o Brasil e o Rio Grande do Sul vivem momento ímpar e próprio para promover mudanças estruturais na máquina pública.

“O empresário vislumbra na crise a possibilidade de se reestruturar e crescer para ganhar mercado quando a situação melhorar. Com os governos não deve ser diferente. Herdamos uma crise e estamos aproveitando para mudar o tamanho do Estado, cortando gastos desnecessários e alterando o tamanho da máquina pública, além de uma gestão mais eficiente focada no futuro, com equilíbrio financeiro e desenvolvimento pleno”, afirmou o vice-governador.

Para Cairoli, a sociedade clama por mudanças, quer romper os antigos paradigmas e soluções rápidas para os problemas crônicos. “O descontentamento das urnas no último pleito devem ser muito bem interpretados. Cabe a nós gestores irmos ao encontro do que a sociedade clama”, destacou.

Feira multitemática

A previsão dos organizadores da Expoijuí Fenadi é a de que 160 mil visitantes passem pelo parque durante o evento. A feira é multitemática com destaque para o setor de agronegócios, responsável pela geração de negócios que impulsionam a economia da região.

A Festa Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi) é reconhecida como a maior e mais autêntica feira de integração e miscigenação de culturas do Brasil. No local, são oferecidas atrações culturais e gastronômicas por 11 etnias: alemã, árabe, austríaca, espanhola, italiana, holandesa, letã, polonesa, portuguesa, sueca e também da cultura gaúcha, pela Associação Tradicionalista Querência Gaúcha, representante dos CTGs.

Cada etnia possui uma casa com espaço para danças e para degustação de pratos típicos. Um dos destaques desta edição é a comemoração dos 20 anos da União das Etnias, entidade organizadora da Fenadi e considerada patrimônio cultural e símbolo do Rio Grande do Sul, um exemplo de trabalho em grupo, de união e de crescimento.

Também estiveram presentes os secretários de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann e o adjunto da Cultura, André Kryszczun, além dos deputados estadual Elton Weber e federal Pompeo de Matos. O prefeito do Município, Fioravante Batista Ballin e o presidente da feira e da Associação Comercial e Industrial de Ijuí, Walter Joel Moura, foram os anfitriões.

Saiba mais, acesse: http://expoijuifenadi.com.br/

Pin It on Pinterest

Share This