Foto: Assessoria de Imprensa da empresa Rumo ALL.

 

SANTA MARIA – O trabalho realizado pelo deputado estadual Edu Olivera (PSD), na busca por investimentos na malha ferroviária gaúcha, começa a apresentar resultados positivos. A Rumo ALL, detentora da concessão, apresentou ao parlamentar na última segunda-feira (4), em Santa Maria, as instalações de sua sede no município. Na oportunidade, o vice-presidente da empresa, Darlan Fábio de David, anunciou o investimento de mais de R$5 milhões para a manutenção das locomotivas, que antes deveriam ser deslocadas para o Estado do Paraná.

No pólo santa-mariense da Rumo, onde já são realizados reparos de vagões, passará a funcionar também, a partir da aplicação desse investimento, a manutenção de locomotivas. Este processo que, anteriormente, era feito integralmente no Paraná, migrará para o centro do Rio Grande do Sul, trazendo melhorias para nossas ferrovias e novos postos de empregos.

Desta maneira, a concessionária começa a acenar investimentos no Rio Grande do Sul, resultado da forte pressão que vêm sendo feita pelo movimento organizado por Edu Olivera. Além do novo Posto de Manutenção de Locomotivas, o deputado aproveitou a visita, para pleitear junto à empresa, a organização de uma escola-técnica com cursos para os profissionais ferroviários.
O parlamentar vem realizando audiências públicas para debater a atual situação das ferrovias, em diversos municípios gaúchos, através da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa.

Uma Companhia Gaúcha de Ferrovias, mantida por parcerias público-privadas (PPPs), é a proposta do deputado para reativar o sistema ferroviário do Rio Grande do Sul, caso a Rumo não demonstre o interesse de investir e fornecer o necessário para o bom funcionamento das ferrovias gaúchas.  “Trata-se de patrimônio público e do desenvolvimento de nosso Estado. Vamos continuar a pressionar a Rumo ALL.  Ou a empresa garante o que precisamos para o bom funcionamento das ferrovias ou trabalharemos, insistentemente, para que essa renovação de concessão não aconteça”, enfatiza Edu Olivera, que mesmo com os anúncios da empresa, garante que não pretende deixar de pedir respostas e pressionar por investimentos na malha gaúcha.

fonte: Jornal A Platéia de Livramento/RS

 

Pin It on Pinterest

Share This