Os servidores municipais protestaram nesta quinta-feira (23), em frente à prefeitura, pelo corte do vale-alimentação. (Foto: Gerson Rodrigues)

 

Envelhecidos e com salários baixos, servidores públicos aposentados sofrem perdas de benefícios

SANTA ROSA – Os servidores públicos municipais estão preocupados com as tentativas de retiradas de direitos. Desde setembro do corrente ano, tentam negociar com a administração municipal para que evite o corte do vale-alimentação dos aposentados e pensionistas.

Para quem ganha menos que o salário mínimo, a retirada de R$ 250 do total fica salgado e o mês longo. A maioria do pessoal atingido pela medida já tem idade avançada. Homens e mulheres de cabelos grisalhos misturam-se aos mais jovens, nos protestos organizados pelo sindicato da categoria, no intento que o executivo municipal se sensibilize e mantenha o benefício.

Na manhã desta quinta-feira (23), em frente à prefeitura, novamente se manifestaram. Grupo com aproximadamente 50 pessoas fez barulho, discursos e bateu panelas. Nesse meio tempo, o presidente do sindicato, João Carlos Padilha, tentou audiência com o prefeito Vicini, mas ele está em Brasília. O vice-prefeito Benvegnu não estava na prefeitura.

Na próxima segunda-feira (27), a Câmara de Vereadores deverá apreciar projeto de lei do executivo que extingue o benefício. Os servidores prometem lotar o auditório a fim de pressionar os vereadores.

O executivo alega que o benefício é irregular embasado em apontamento pelo Tribunal de Contas. Os vereadores hesitam em votar contra os servidores, mesmo porque muitos pertencem à categoria e sabem que na próxima eleição eles serão marcados. A Câmara solicitou uma análise ao IGAM, entidade que assessora o poder público, e o relatório também aponta para a extinção do benefício. Votar contra os servidores em auditório lotado será um desafio para os parlamentares. Informações dão conta que alguns vereadores deverão ceder espaço para seus suplentes nesta sessão. Por outro lado, os servidores dizem que “marcarão na paleta” os vereadores contrários ao benefício.
Será uma sessão imperdível.

Confira os registros da manifestação ocorrida nesta quinta-feira (23), em frente à prefeitura.

Texto e fotos: Gerson Rodrigues/Revista Afinal – www.revistafinal.com –

>> Siga a Revista Afinal no FacebookTwitterGoogle Plus e Linkidin

 

Pin It on Pinterest

Share This