Conversamos com a diretora do 10º Núcleo do CPERS/Sindicato, Fátima Regina Presotto, sobre o Projeto de Lei 212/17, oriundo do governo Sartori, que dispõe sobre o Sistema de Assistência à Saúde e sobre o Fundo de Assistência à Saúde que será votado pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira, dia 13.

O PL 212/17 será o primeiro projeto na pauta de votação. Se for aprovado representa o aumento de até 40% em consultas, exames, serviços e procedimentos, privatização e precarização dos atendimentos.

Vejas as consequências se o PL 212 for aprovado:

<> Co-participação progressiva em até 40% nas consultas, exames complementares, serviços ou procedimentos;

<> Privatização e precarização dos atendimentos;

<> O ingresso no IPE será facultativo (contribuirá para o enfraquecimento do Sistema de Saúde, pois jovens ou pessoas saudáveis poderão optar pelo IPE Saúde, apenas futuramente ou quando sentir a necessidade por enfermidades);

<> Terá prazos de carências de acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS);

<> Os futuros ou futuras pensionistas passarão a contribuir 6,2%, hoje em dia os pensionistas contribuem 3,1%, ou seja, um aumento de 100% na contribuição destes segurados.

<> Adesão de novos entes públicos (prefeituras municipais e câmaras municipais, sem nenhuma melhoria na qualidade e ampliação dos serviços ofertados).

“Está em nossas mãos, lembrarmos aos deputados que este ano teremos eleições, e que vamos lembrar muito bem, daqueles e aquelas que votam em acabar com nosso IPE”, afirma a diretora do 10º Núcleo.

Lembra ainda que “é hora de pressionar vereadores e prefeitos que daqui a pouco estarão pedindo nosso voto e de nossas famílias para estes deputados que tem o nosso destino nas mãos nesta terça-feira”.

Fátima Presotto conclama a categoria para que se engaje na mobilização e participe do Dia de Paralisação Estadual, nesta terça-feira (13), tendo como eixos: Defesa da Saúde, Contra o Pagamento Atrasado dos Salários e Auto-agenda com o governo Sartori MDB (ex-PMDB).

Háverá ônibus para Porto Alegre nesta segunda-feira (12), às 23 horas.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones do Núcleo: 3512-1564 ou 3512-6444 até às 9 horas desta segunda-feira (12).

“Ou lutamos agora, ou lamentaremos depois”, finaliza Fátima Presotto.

Pin It on Pinterest

Share This