SANTO ÂNGELO – No próximo domingo, dia 18 de março, às 20h, no Teatro Antônio Sepp, estreia a peça Sanatorium, destinada ao público jovem e adulto (acima de 15 anos de idade).

Sanatorium é um espetáculo de teatro inspirado em três contos de Bruno Schulz: O Aposentado, Sanatório sob o Signo da Clepsidra e Solidão.

Na peça, um aposentado recorda das pessoas e do lugar em que vive e tem uma atitude inesperada para enfrentar a solidão. Em seguida, um filho visita seu pai que está internado em um sanatório e o relacionamento entre eles ganha contornos singulares. Por fim, um velho solitário emparedado em seu quarto dialoga com sua imagem no espelho e tem uma ideia inusitada para sair daquele ambiente.

A encenação, interpretada por Jerson Fontana, mescla humor, lirismo e dramaticidade numa linguagem gestual e corporal intensa que dá vida a personagens de um dos mais consagrados escritores europeus do século XX. Duração: cinquenta minutos.

Bruno Schulz – biografia

Bruno Schulz (1892-1942) nasceu e morreu em Drohobycz, cidade da Polônia antiga. Sua obra literária consiste de pouco mais de 30 contos traduzidos para diversos idiomas. Em sua cidade natal, que pertence à Ucrânia desde 1939, reúnem-se, de dois em dois anos, estudiosos de sua obra provenientes de inúmeros países. Trata-se do evento International Bruno Schulz Festival in Drohobycz (Ucrânia).

No Brasil, sua obra foi traduzida por Henryk Siewierski, professor da UNB – Universidade de Brasília e de Universidades polonesas. Em 1994 foi publicada a obra Sanatório e, em 1996 Lojas de Canela, ambas pela Imago Editora do Rio de Janeiro. Em 2012, pela Editora Cosacnaify, de São Paulo, a publicação “Bruno Schulz – Ficção Completa” reuniu as duas obras anteriores à qual foram acrescidos mais quatro contos.

O Grupo de Teatro A Turma do Dionísio mantém atividade ininterrupta desde 1986, quando foi criado na cidade de Santo Ângelo. Em 32 anos de trabalho, o Grupo realizou mais de 2.250 apresentações, para mais de 630 mil espectadores, no Brasil (estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Distrito Federal), na Argentina, Bolívia, França, Suíça, Polônia e Itália.

 

Sanatorium (peça de teatro para jovens e adultos)
Grupo: A Turma do Dionísio

Data: 18 de março de 2018

Hora: 20h00

Local: Teatro Antônio Sepp

Valor dos ingressos:

– antecipados R$ 15,00

– na bilheteria R$ 20,00

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos no Restaurante Quick e no Brique da Praça

Informações: (55) 9.9969-1959 (f/W)

teatro@aturmadodionisio.com.br

Apoio Cultural: Central de Contabilidade, Santo Ângelo – RS

Ficha Técnica:

Obra Original Adaptada: Bruno Schulz

Tradução: Henryk Siewierski

Texto teatral e Interpretação: Jerson Fontana

Figurinos, Cenário e Programação Visual: Maristela Marasca

Montagem: A Turma do Dionísio

Pin It on Pinterest

Share This