SANTA ROSA – O CORO DE CÂMARA do Departamento de Música da UFGRS, com regência do Professor Vilson Gavaldão de Oliveira, fará apresentação em Santa Rosa dia 1º de julho – domingo, às 18h, no MOSTEIRO DA TRANSFIGURAÇÃO. A vinda do Coral se tornou possível através do contato do Professor Alessandro Munaweg e com o apoio na organização da Escola de Música Recital. O Ingresso é gratuito.

 

CORO DE CÂMARA DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UFRGS

Histórico

O CORO DE CÂMARA do Departamento de Música (DMUS) da UFRGS é um dos grupos que compõem as Atividades Corais, dentro do Programa de Extensão do Departamento. Este grupo foi criado em maio de 1992 com a intenção de representar o Departamento de Música em eventos internos e externos à UFRGS e reunir alunos dos diversos cursos de graduação do Departamento de Música. Desde seu início tem a regência do Professor Vilson Gavaldão de Oliveira.

Desde sua criação tem sido convidado para concertos dentro e fora do RS e do país, desenvolvendo um programa que sempre contempla música brasileira original e arranjada para Coro. Já fez primeiras apresentações mundiais de peças inéditas para Coro, Primeiras audições contemporâneas de peças do período Colonial Brasileiro e lançamentos de obras premiadas em concursos corais.

As Atividades Corais, em seus 26 anos de atividade, tem sido material de pesquisa para alunos de graduação e pós-graduação da UFRGS de outras IES, que já fizeram suas pesquisas  a partir dos grupos que compõem a atividade.

Trabalha sempre com alunos do Bacharelado  em Regência Coral e de Canto da UFRGS, servindo também de laboratório para a prática de repertório e da preparação vocal desses alunos.  Tem oferecido cursos de Regência para a comunidade em geral, através de seminários Internacionais de Regência, uma das atividades desenvolvidas pelas Atividades Corais da Extensão. Esta ação envolve no momento nove grupos corais, desde o Infanto-Juvenil até o da Terceira Idade, sempre aberto a toda a comunidade. Todos os anos se apresenta em recitais e concertos dentro da programação do DMUS. Serve ainda como grupo laboratório para Recitais de Meio de Curso e de Final de Curso dos alunos de Regência Coral, pois envolve cantores com mais experiência.

Repertório proposto

Ave Maria – Dimitri Cervo (peça inédita, de 2017)

Não quisera Ser (Cântico XV, 2014), T: Cecilia Meirelles – M: Dimitri Cervo

Dona Janaína (junho de 1963) – Sergio Vasconcellos Corrêa

Dona Nobis (da Missa Afro Brasileira, 1971) – Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006)

Mistério do Vento (2005) – sobre texto de Fernando Pessoa; M: Ronaldo Miranda

Eu não pensei, minina, Roda Pagode – Antonio Vaz (1935-2005)

Asa Branca – Humberto Teixeira e Luis Gonzaga, Arr,: Pedro Veneziani, 1973

Teia de Renda – Tulio Mourão e Milton Nascimento; Arr.: Pedro Veneziani, 1982

Pin It on Pinterest

Share This