SANTA ROSA (RS) // A Corsan, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Rosa, inaugura, neste sábado, 30 a ampliação do abastecimento de água no município de Santa Rosa. Com um investimento de R$ 39 milhões, a cidade contará com um novo sistema com o dobro da capacidade de reservação e distribuição de água. Com o olhar no futuro, a Companhia projetou e construiu um sistema que vai acompanhar o crescimento da população e ainda promoverá mais segurança hídrica, uma vez que passa a captar água do Rio Santa Rosa, não ficando o sistema dependente apenas do abastecimento via Rio Santo Cristo como é feito atualmente.

As obras incluem, além da Estação de Tratamento de Água II de Santa Rosa, com capacidade de tratar 150 litros por segundo, a barragem no Rio Santa Rosa, uma estação de captação e bombeamento de água bruta e 7 km de adutora. Toda a infraestrutura está pronta para uma duplicação no futuro, atingindo 300 litros por segundo.

Este primeiro módulo da Estação é composto de bloco hidráulico da chegada de água bruta, floculadores, decantadores e filtros. Também foram construídos o sistema de tratamento e disposição final dos lodos, constituído de dois leitos de secagem e sistema de recirculação de água, um reservatório de acumulação com capacidade de 170 mil litros, e um sistema de recalque da água drenada dos leitos de secagem e da água de lavagem dos filtros até a câmara de chegada de água bruta, reintroduzindo estas águas de lavagem no processo de tratamento de água. Foi também feito um incremento significativo na reservação de 3.250 mil litros pela construção de Reservatório semienterrado com capacidade de dois milhões de litros, caracterizado como reservatório pulmão da Estação e uma Elevatória de Água Tratada que garantirão a distribuição e o abastecimento da cidade de Santa Rosa, onde foram implantados 7,3 km de adutoras diâmetro 250mm e reservatórios elevados estrategicamente distribuídos, sendo dois com capacidade de 500 mil litros cada e um terceiro com 250 mil litros. Por meio dos 255 quilômetros de redes existentes e ampliadas será feita a distribuição da água tratada para a população.

Santa Rosa conta atualmente com capacidade de distribuição de 240 litros por segundo de água tratada. Com esta obra terá um aumento de 62,5% na vazão de água tratada, passando para 390 litros por segundo. Já na reserva de água tratada para distribuição à população, passará dos atuais 4,3 milhões de litros de para 7,5 milhões de litros, um aumento de 75% na capacidade de reservação de água tratada.

Serviço:

O que: inauguração da Estação de Tratamento de Água II de Santa Rosa

Onde: BR 472, km 11 – bairro Cruzeiro

Quando: 30/03, às 15h30

Pin It on Pinterest

Share This