O machismo não perdoa sequer mulheres recobertas por lençóis da burguesia

LENÇÓIS DA BURGUESIA – A desqualificação da esposa, a qual presenteou com um vestido de noiva chanel avaliado em 180 mil euros, assim como o tratamento dados às demais mulheres é recheado de muita perversidade. Todas, indistintamente, são vistas como ‘inocentes úteis’ a serviço de sua agenda de negócios e seus interesses sórdidos. Um contexto machista de realismo fantástico no melhor estilo de Nelson Rodrigues! CONFIRA A COLUNA DA PROFª SANDRA NOGUEIRA.

O fascismo sem máscaras – Coluna da Profª Sandra Nogueira

COLUNA – Confira texto da Professora Sandra Vidal Nogueira em sua coluna mensal para a Revista Afinal. Ela discorre sobre o “fascismo”: origens, (pré) conceitos e perfis dos defensores deste fenômeno criado por Mussolini, na Itália pós-Primeira Guerra. “Possui uma dinâmica própria que é a disseminação do ódio contra o que existe e uma não aceitação aos princípios constitucionais: democrático de direitos e de bem estar social” – afirma a professora em seu texto. ACESSE e SAIBA+

Brasil: colônia penal tupiniquim

TATOO NA TESTA – A reflexão do Professor Sidinei Cruz Sobrinho analisa a tortura imposta a um jovem de 17 anos, por dois homens, que foram presos em São Bernardo do Campo (SP). Eles tatuaram na testa do jovem a frase “eu sou ladrão e vacilão”, gravaram em vídeo e postaram na internet. O tema causou uma ampla comoção em repúdio ao ato. Confira o texto!

Liberalismo a jato!

COLUNA – PAULO SCHMIDT – Confira a mais recente coluna de Paulo Schmidt, presidente do Sindicato dos Bancários de Santa Rosa e Região.

Diretas Já, Projeto Nacional e outra República!

COLUNA – O Governo acabou! Inimigo público por excelência e princípio, o Estado brasileiro cumpriu ao longo do último período o papel de manter o privilégio dos Bancos e do dito ‘Mercado’ em detrimento dos interesses nacionais, da soberania e da democracia. [Confira a nova coluna de Vinícius Puhl]

Essas reformas não são boas para o Brasil

COLUNA – VINÍCIUS PUHL – Estreia da coluna de Vinícius Puhl, militante histórico do PCdoB, presidiu a USES e foi dirigente da SINTRATEL. Ele avalia a mobilização ocorrida no dia 28 de abril, ocasião da greve geral. Confira!

Por que feriado?

FERIADO – (…) Bomba atônita de transeuntes enlouquecidos. Vão e vêm sem saber por que estão a ir e vir. Pergunte às pessoas que conhece para que expliquem os motivos do feriado. Peça que lhe deem detalhes, contexto, argumentos consistentes e fontes fidedignas. O que sobra? Um burraco na linguagem assim como o tamanho do vazio no tempo que se julga capaz de parar. (…) CONFIRA O NOVO TEXTO DO PROF. SIDINEI CRUZ SOBRINHO.

Letras & Livros – coluna de Literatura de Fabrício Leão

SANTA ROSA – O bibliotecário Fabrício Schirmann Leão comenta na coluna deste mês sobre o hábito de leitura e como incentivá-la em uma escola, comunidade ou grupo. Leão ainda faz a crítica do livro que ele adquiriu na FLIP 2016, “Vozes de Tchernóbil – a história oral do desastre nuclear”, cuja autora, Svetlana Aleksiévitch, ganhou o Nobel de Literatura, em 2015. ACESSE e CONFIRA!

Reforma Política

A Reforma Política é uma necessidade urgente, não há dúvida. Agora, quando proposta por Gilmar Mendes, EunÍcio Oliveira, Rodrigo Maia, Michel Temer… a gente suspeita, e a história nos faz pensar dessa maneira. ACESSE e LEIA A COLUNA DE PAULO SCHMIDT.

Falência da pena de prisão | Penas menores são mais eficazes

PENAS E PUNIÇÕES – Como se viu, a Reforma Penal de 1984, não deu certo, em virtude do desvirtuamento da progressão, onde bandidos que estão no semiaberto e aberto se aproveitam da situação para delinquir contra a sociedade. Bandidos que saem do regime fechado são jogados nas ruas por falta de albergues, onde deveriam ficar no semiaberto e vão para casa com tornozeleiras eletrônicas sem fiscalização eficaz. ACESSE e LEIA O TEXTO NA ÍNTEGRA.

Cultura em tempos de cólera

INTERESSES – A incapacidade do poder público em instrumentalizar secretarias e estruturas públicas voltadas para a cultura com profissionais técnicos na área, separando comprometimentos políticos, partidários e pessoais, dos de interesses coletivos, tem sido um dos principais fatores que impedem o desenvolvimento da economia da cultura e o necessário abandono do pensamento superficial de que a cultura é a cereja do bolo, ou seja, só serve para enfeitar. Fato agravado pela justificativa de que as “coisas não funcionam” como deveriam em função da crise financeira. SAIBA+

Quem com o ferro fere…

Os americanos sentiram na própria carne o seu próprio veneno que deram aos outros, ao longo da história. O Partido Democrata culpa os russos pela derrota da candidata Hillary Clinton, no ano passado. CONFIRA O TEXTO NA ÍNTEGRA!

Letras & Livros: resenha e clubes de assinaturas

LETRAS & LIVROS – Confira a nova coluna de Fabrício Leão. Neste texto, o bibliotecário Leão nos brinda com a resenha do livro “La Templanza”, da escritora espanhola Maria Dueñas e aponta a novidade do setor literário, os Clubes de Assinaturas. ACESSE e SAIBA+

O ano em que os imbecis venceram

O Brasil ficou mais imbecil em 2016 porque muitos colaboraram com os que articularam as ações de desqualificação da política, de esvaziamento das eleições e de destruição das conquistas da Constituição de 1988. E não há nada, como havia no nazismo e havia na ditadura, não há nenhuma força excepcional que justifique omissões, acovardamentos e colaborações com o golpe e com a sequência de fatos que o consolidam. (…) Confira o texto de Moisés Mendes!

Letras & Livros – Estreia da coluna de Fabrício Leão

LETRAS & LIVROS – Fabrício Schirmann Leão estreia como colunista do site. Leão é graduado em Biblioteconomia pela UFRGS (Turma 2011) e atua como coordenador da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, em Santa Rosa. Ele vai escrever sobre livros, literatura e fará resenhas de livros. Acompanhe seu primeiro texto para a Revista Afinal.

Blues, pai dos filhos que ouvimos!

BLUES – Onde quer que estejam os escravos do século 19, devem estar orgulhosos vendo a proporção grandiosa que ganharam suas músicas de trabalho durante os dias cansativos nas plantações. Confira a nova coluna de Jaqueline Grando!

Black Fraude

O Brasil importou sem cerimônia uma data criada nos Estados Unidos (há quem diga que a invenção é canadense) sem se dar ao trabalho sequer de traduzir o termo.

Períodos

Editorias

Facebook

Leonardo Boff inicia o roteiro de palestras na região. Nesta segunda (18) está em Cruz Alta, terça (19) em Três de Maio e quinta-feira (21) em Santa Rosa, no Centro Cívico.
Airton Rodrigues, presidente da AREDE, entidade promotora dos eventos, foi recepcioná-lo.
... Ver maisVer menos

Ver no Facebook

Pin It on Pinterest

Share This